De Assange à Flotilha: Lawfare, Cativeiro e o Paradoxo Democrático dos Direitos Humanos

Fernando Fagundes Ferreira ·

A detenção noticiada de Thiago Ávila e Saif Abu Keshek após a interceção da Flotilha Global Sumud, com destino a Gaza, insere-se nesta gramática mais ampla do lawfare contemporâneo. De acordo com imagens da Reuters, os ativistas compareceram perante um tribunal em Beersheba após terem sido detidos a bordo da flotilha, que a Reuters descreveu como tendo sido intercetada pelas forças israelitas em águas internacionais. A imprensa espanhola noticiou que Israel prolongou a sua detenção, que foram transferidos para a prisão de Shikma, e que os ativistas alegaram maus-tratos, violência física, isolamento, venda nos olhos e condições de greve de fome. O mesmo relatório afirma que funcionários consulares brasileiros confirmaram lesões visíveis em Ávila, enquanto as autoridades espanholas caracterizaram as detenções como ilegais porque ocorreram em águas internacionais.

Este episódio não deve ser lido como um ato isolado de repressão. Ele pertence a um padrão maior em que a ação humanitária é transformada em um problema de segurança, e as testemunhas são convertidas em alvos. A questão central não é apenas a detenção, mas o significado político da detenção: o uso da ambiguidade legal, condições prisionais, silêncio diplomático e enquadramento mediático para disciplinar aqueles que desafiam as estruturas de poder dominantes.

É aqui que a comparação com Julian Assange se torna inevitável. Assange não foi meramente processado ou preso. Ele foi transformado num exemplo. O seu longo confinamento, primeiro através do cerco diplomático, depois através do encarceramento de alta segurança e da ameaça de extradição, funcionou como um aviso para jornalistas, editores, denunciantes e dissidentes. O seu corpo tornou-se o lugar onde o poder escreveu a sua mensagem: é isto que acontece quando se expõe o que deve permanecer escondido.

O caso da flotilha opera num registo semelhante. O objetivo não é apenas parar um barco. É interromper um ato simbólico de presença humanitária. É impedir que a solidariedade se torne testemunho. É avisar outros que mesmo esforços não violentos para expor o sofrimento podem ser tratados como operações hostis quando perturbam arranjos geopolíticos.

Em ambos os casos, o cativeiro torna-se uma forma de lawfare. Não é apenas confinamento físico. É legal, psicológico, narrativo e simbólico. A lei não precisa de desaparecer. Os tribunais podem permanecer abertos, os procedimentos podem continuar, os advogados podem apresentar moções e os governos podem invocar a segurança. Mas a substância dos direitos é progressivamente esvaziada quando o alvo é considerado politicamente inconveniente.

A narrativa mediática em torno de ambos os casos revela uma semelhança ainda mais profunda. Com Assange, grande parte do debate foi deslocada da substância das revelações — crimes de guerra, vigilância, manipulação diplomática e impunidade estatal — para a sua personalidade, os seus alegados defeitos, a sua suposta irresponsabilidade e a sua inconveniência simbólica. O mensageiro tornou-se mais importante do que a mensagem. Os crimes revelados tornaram-se secundários em relação à pessoa que os revelou.

Um mecanismo semelhante opera contra ativistas de solidariedade com a Palestina. A questão humanitária — civis sitiados, ajuda bloqueada, hospitais destruídos, sofrimento em massa e os limites legais do poder militar — é muitas vezes deslocada pela suspeita em relação àqueles que a denunciam. Os ativistas são solicitados a provar que não são extremistas antes que o público seja convidado a confrontar se os seus direitos foram violados. A testemunha é colocada em julgamento enquanto a violência testemunhada se torna pano de fundo.

Esta é uma das formas mais perturbadoras de policiamento narrativo contemporâneo. Em grande parte do ambiente midiático ocidental, a crítica à violência estatal israelense é frequentemente empurrada para a sombra da suspeita. A linguagem humanitária torna-se condicional. A solidariedade torna-se contaminação ideológica. O sofrimento dos palestinos é tratado como contexto, enquanto o discurso de segurança do Estado é tratado como estrutura. O resultado é o abandono das causas humanitárias pelo jornalismo precisamente quando o jornalismo deveria defendê-las.

Este abandono não é neutro. Faz parte da dimensão mediática do lawfare. Antes que uma pessoa possa ser punida, ela deve primeiro ser tornada punível na imaginação pública. Antes que a detenção se torne aceitável, o detido deve ser recodificado como perigoso, ingénuo, radical, irresponsável ou manipulado. O lawfare não apenas processa. Ele narra.

O paradoxo democrático aparece neste exato ponto. As democracias afirmam proteger a liberdade de expressão, mas punem aqueles que revelam a violência estatal. Elas afirmam defender os direitos humanos, mas criminalizam aqueles que tentam agir de acordo com princípios humanitários. Elas afirmam defender o Estado de direito, mas toleram a ambiguidade legal quando o alvo é inconveniente. Elas afirmam defender o jornalismo, mas normalizam a perseguição de editores, denunciantes e testemunhas.

Isto não é simplesmente hipocrisia. É uma contradição estrutural. Os direitos humanos continuam a ser celebrados como valores universais, mas a sua defesa torna-se punível quando confronta o poder estratégico. A lei permanece formalmente presente, mas a sua função protetora torna-se seletiva. O jornalismo permanece institucionalmente ativo, mas o seu papel de vigilante é enfraquecido pelo medo, alinhamento ou policiamento ideológico.

O quadro Lawfare4All ajuda a clarificar o padrão. Há perseguição quando indivíduos são visados porque suas ações expõem o poder. Há desinformação quando seus motivos são distorcidos e a questão humanitária é deslocada. Há teoria dos jogos quando a punição é concebida não apenas para o indivíduo, mas como um aviso para os outros. Há ideologia quando o sofrimento é reconhecido ou ignorado de acordo com o alinhamento geopolítico. Há sabotagem quando as redes de solidariedade, a responsabilização legal e a ação humanitária são obstruídas. E há uma redução neoliberal dos direitos quando a dignidade humana se torna condicional à conveniência estratégica.

Assange e os ativistas da flotilha não são casos idênticos, mas pertencem ao mesmo campo analítico. Ambos revelam como o poder contemporâneo gere a dissidência através da legalidade, do cativeiro e da disciplina narrativa. Ambos mostram como a testemunha pode tornar-se o acusado. Ambos expõem o perigo de uma ordem democrática que fala a linguagem dos direitos enquanto suspende esses direitos para aqueles que tornam a violência visível.

O verdadeiro teste não é se alguém concorda com todas as posições políticas de Assange, Thiago Ávila, Saif Abu Keshek, WikiLeaks ou a Flotilha Global Sumud. O verdadeiro teste é se os direitos humanos se aplicam quando a pessoa que os invoca é inconveniente. Se a liberdade de imprensa só protege jornalistas respeitáveis, não é liberdade de imprensa. Se o direito humanitário só protege vítimas aprovadas, não é direito humanitário. Se o devido processo legal só protege aqueles alinhados com o poder, não é devido processo legal.

De Assange à flotilha, a questão central é o uso político do cativeiro dentro dos vocabulários democráticos. O Estado democrático moderno já não precisa de rejeitar abertamente os direitos humanos. Pode elogiá-los enquanto os suspende. Pode celebrar o jornalismo enquanto pune a divulgação. Pode invocar a legalidade enquanto produz medo. Pode falar de segurança enquanto criminaliza a solidariedade.

Esse é o paradoxo democrático dos direitos humanos. Quanto mais as democracias proclamam valores universais, mais visível se torna a sua aplicação seletiva.

Assange mostrou como o editor pode ser feito cativo quando a verdade ameaça o império. A flotilha mostra como o ativista humanitário pode ser feito cativo quando a solidariedade ameaça a arquitetura da impunidade. Ambos os casos lembram-nos que o lawfare não é combatido apenas nos tribunais. É combatido nas prisões, nas manchetes, nos silêncios diplomáticos, nos barcos interceptados e na imaginação moral das sociedades que devem decidir se os direitos humanos são princípios universais ou privilégios concedidos pelo poder.

Para a Lawfare4All, a lição é clara: todo caso de cativeiro deve ser lido para além da cela. A questão não é apenas quem está detido. A questão é que linguagem democrática está a ser usada para tornar a detenção aceitável.